domingo, 22 de maio de 2011

Balé Afro Dilazenze mais um ano no Projeto Maio Dança


As Academias de Dança e o Grupo Afro Cultural Dilazenze marcaram a estréia de um dos mais tradicionais espaços da dança em Ilhéus: o "Maio Mês da Dança", na última quarta-feira, dia 18. O Projeto que há dezenove anos registra os principais números das Academias Núcleo da Dança, Tônus Dinâmica e Movimento, Cia Sôanne Marry e o Grupo de Matriz Africana se caracteriza como um espaço de resistência, determinação e criatividade na arte da dança.
O "Maio, Mês da Dança", realizado no Teatro Municipal de Ilhéus, é também um importante fomentador de novos grupos dos mais variados ritmos e estilos. Dança afro, balé moderno e contemporâneo, jazz, sapateado, dança de salão e hip hop são os principais focos de apresentação. A cada ano, novos convidados juntam-se às tradicionais academias e lançam-se no cenário regional. 
Este ano foram convidados o bloco Afro Batuke Jêje, Academia Grand Jetê e o Ballet Conexão. A cada semana, os principais grupos apresentam novas coreografias e surpreendem o público com graça, beleza e inventividade.
O Grupo Afro Cultural Dilazenze tem mais de 15 anos neste projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Ilhéus. O Balé Afro Dilazenze através de pesquisas realizadas no momento pelas coreografas: Eliana Santos e Dandara Tauanne que vem demonstrando belíssimos trabalhos baseados nas danças africanas e afro-brasileiras, com o objetivo de desenvolver e preservar estes trabalhos.

sábado, 7 de maio de 2011

A Quarta Da Benção Já É Um Sucesso!

Quarta da Benção é um projeto desenvolvido pelo Grupo Afro Cultural Dilazenze e conta com a parceria do programa de rádio Coluna de Turismo e da empresa de turismo CVC.  Este projeto acontece todas as quartas-feiras a partir das 19:30h no Terreiro de Matamba Tombeci Neto em frente a sede do Bloco Afro Dilazenze, no Alto da Conquista em Ilhéus. Neste projeto o turista é contemplado com visitação ao memorial do Terreiro de Matamba Tombeci; Mostra de Vídeos; Apresentação do Balé Afro  e da Banda Percussiva do Dilazenze, este projeto também conta muito com o apoio e a participação de toda a comunidade ilheense, que cada dia que passa vem prestigiando cada vez mais o nosso projeto que está sendo um sucesso total, não perca tempo e venha prestigiar conosco este evento que chegou para ficar e marcar o turismo em Ilhéus-BA.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Realese Solenidade De Posse Do Conselho Municipal De Cultura

Será realizada nesta sexta-feira dia 6 de maio de 2011 a Solenidade de Posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus. A cerimônia acontecerá a partir das 18:30hrs, no Espaço Cultural Bataclan, situado à Avenida 2 de Julho – Centro. O evento contará com a presença dos representantes do MINC (Ministério da cultura, SECULT (secretaria de cultura do estado), PMI (prefeitura municipal de Ilhéus), FUNDACI (Fundação cultural de Ilhéus), CMC (Conselho Municipal de cultura), na oportunidade serão entregues diplomas conferindo os títulos de membros do CMC. 

PROGRAMAÇÃO DA SOLENIDADE DE POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA
18:30 - Recepção aos convidados (Roda de Capoeira)
19:00 - Apresentação de Balé Afro
19:10 - Apresentação Teatral
19:20 - Apresentação de Dança
19:30 - Formação da Mesa de Órgãos de Cultura (MINC /SECULT / PMI / FUNDACI / CMC)
20:00 - Entrega de Diplomas aos Conselheiros Titulares e Suplentes
20:40 - Fala do Presidente Eleito
21:00 - Apresentação Musical

VENHAM PRESTIGIAR ESSE MOMENTO MARCANTE CONOSCO, NÃO FALTEM !!!

Eleita em Ilhéus a nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura



Durante solenidade realizada na tarde desta última segunda-feira (18), no auditório Sosígenes Costa, na Fundação Cultural (Fundaci), foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Ilhéus. Pelos próximos dois anos, o conselho terá como presidente o diretor do Grupo Dilazenze, Gilsonei Rodrigues (Mestre Ney), e como secretário-geral, o historiador da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor André Rosa.

Os membros do Conselho Municipal de Cultura (20 titulares e 20 suplentes) serão empossados no próximo dia 6 de maio, a partir das 17 horas, no Bataclan, localizado na avenida Dois de Julho. “Esta nova formatação do Conselho vai fortalecer os demais instrumentos voltados para a implantação do Sistema Municipal de Cultura. Para isso, o Conselho tem pela frente a missão de articular o funcionamento do Fundo Municipal e contribuir para a formulação das políticas públicas do setor, tudo isso com vistas a estruturar o Plano Municipal", diz o presidente da Fundação, Maurício Corso. 

O assessor de cultura da Fundaci, Pawlo Cidade, informa que vinte representantes do Conselho Municipal (titulares e suplentes) foram eleitos pelas chamadas câmaras temáticas de arte e cultura, que englobam as áreas de teatro, música, arte visual, audiovisual, dança, cultura popular, cultura indígena, cultura afro, literatura e patrimônio cultural. Os demais membros (10 titulares e 10 suplentes) que representam o Poder Público foram indicados pelo prefeito Newton Lima (Fundaci, Educação, Esporte, Planejamento, Meio Ambiente, Fazenda, Assistência Social, Saúde e Gabinete).