terça-feira, 5 de julho de 2011

Teatro Municipal de Ilhéus completa 79 anos de história

Uma programação especial elaborada pela Fundação Cultural (Fundaci) vai celebrar, neste mês de julho, os 79 anos de história do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI). Considerada uma das casas de espetáculos mais importantes do interior do Nordeste, o TMI foi inaugurado em 1932 com a exibição da obra cinematográfica “Honrarás tua mãe”, da Fox Filmes, e reinaugurado em 1986, com a apresentação do grupo de balé “Corpo”, de Belo Horizonte. Em abril de 2009, após uma ampla e importante reforma, o prefeito Newton Lima reabriu o espaço com a performance do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), uma das mais conceituadas companhias de dança do Brasil.
Neste final de semana, dias 2 e 3, sempre a partir das 20 horas, o público regional terá a oportunidade de conferir o espetáculo “Diálogo dos Pênis”. Com texto e direção de Carlos Eduardo Novaes, a montagem traz no elenco os atores Roberto Frota e Marcos Wainberg (de Zorra Total). “As mulheres sempre tiveram a maior curiosidade para saber o que os homens conversam sobre elas em uma mesa de bar. Através desta comédia, tentamos retratar uma conversa descontraída, travada num momento maduro da vida de dois grandes amigos de infância, Beto e Marcão”, diz Carlos Eduardo Novaes.
Dando continuidade à programação, no dia 10, a partir das 20 horas, será apresentado o espetáculo comemorativo ao aniversário do TMI, com a participação do Grupo Afro Cultural Dilazenze, do coreógrafo Zebrinha e de vários artistas regionais, como Herval Lemos. Nos dias 16 e 17, a partir das 20 horas, os atores Camila Morgado, Bia Nunnes e Anderson Muller encenarão a comédia “Igual a Você”, trabalho que aborda alguns males da vida moderna, como a obsessão, a paranóia, a hipocondria, o egocentrismo, o pânico, a ansiedade, a ninfomania, a TPM e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
A programação do mês de julho traz ainda o espetáculo de dança “Os filhos dos contos”, nos dias 18, 19, 20 e 21, sempre a partir das 19h30min; a abertura da exposição do artista plástico Guido Lima no dia 22, a partir das 21 horas; a montagem “Pinóquio” nos dias 23 e 24, sempre a partir das 17 horas; o novo espetáculo da Cia Baiana de Risos, “Baianidade Baiana”, nos dias 29 e 31, às 17 horas; e, finalizando, no dia 30 deste mês, a partir das 19 horas, o III Festival de Música Gospel de Ilhéus.