quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Encontro Museus No Teatro Municipal De Ilhéus


A exposição Museus da Bahia: Identidade e Territórios, inaugurada no Teatro Municipal de Ilhéus durante o 3º Encontro Baiano de Museus, fica aberta à visitação no local até 23 de outubro. A mostra apresenta o perfil dos espaços museais administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC) e das 208 instituições museais mapeadas no Estado da Bahia.
A situação dos museus quanto ao funcionamento e cadastro no Sistema Brasileiro de Museus, o total de municípios com espaços museais e a distribuição dos museus no estado são algumas das informações apresentadas na exposição que, através de mapas, fotografias e dados estatísticos, evoca o patrimônio integral de diversas regiões baianas.
Museus da Bahia também homenageia Ilhéus através de reproduções de seis postais pertencentes ao acervo do Museu Tempostal (Pelourinho), que retratam a cidade entre 1930 e 1960, e de peças pertencentes aos acervos do Museu Maramata, Museu da Piedade, Memorial Misael Tavares e Catedral de São Sebastião. A mostra é uma realização da Dimus em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Fundação Cultural e Teatro Municipal.

CPF Cultural De Ilhéus Em Andamento

Ontem (28) na II Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus, já foi dado um passo muito importante na nossa caminhada cultural. Iniciamos o Plano de Cultura de Ilhéus através dos eixos: Expressões Artísticas, Patrimônio e Memória, Pensamento e Leitura, Transversalidade da Cultura, Gestão da Cultura e Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos. Será planejada 3 projetos a nível municipal e 1 a nível territorial.
Ainda falta nomear os delegados para a Conferência Territorial, e para cada delegado titular selecionado deverá ter um suplente correspondente, que será credenciado perante comprovada ausência do titular.
Finalizaremos hoje (29) às 18h no Teatro Municipal de Ilhéus a II Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus. Este é um grande passo para a cultura de nossa cidade.

domingo, 25 de setembro de 2011

Sucesso Total No 1º Tropical Fest

O 1º Tropical Fest que aconteceu neste sábado (24), foi um sucesso. Superou o número estimado de convidados e amigos, fazendo com que a festa durasse até por volta de 3h da manhã deste domingo (25). Em breve o 2º Tropical Fest, aguardem!
Aproveitamos para convidar-lhes a irem amanhã pela manhã a partir das 07h no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), para participarem da II Conferência de Cultura de Ilhéus, vamos todos arquitetar o nosso Plano de Cultura, para que a cultura de Ilhéus tenha um "CPF". Esta conferência começou ontem (24) às 19:30h e já foi lançado para todos ali presentes, algumas reflexões sobre os pontos que serão tratados hoje na conferência.

Trabalho Social Do Dilazenze No Dia-a-Dia

A arte é uma das formas de conhecer e interpretar o mundo.
Sendo assim, a expressão cultura é uma necessidade humana que muitas vezes é negada ao outro. Ao afirmar que cultura é um direito humano busca-se ações e atividades que expressem de forma concreta e definida este modo de atuar.
O trabalho social é algo que contribui para mudanças e avanços do homem no meio em que vive, e, atrelando a cultura, faz diferença.
O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze, objetiva interagir pessoas, compartilhar saberes e dizeres, mas também demonstrar para comunidade o forte trabalho de preservação da cultura afro-brasileira através dos seguintes seguimentos: Balé Afro Dilazenze, Banda Percussiva Dilazenze, SambaDila e o Projeto Social Batukerê. Este Grupo Cultural está com 25 anos de lutas, resistências e memórias afro-brasileiras.

Samba De Roda No Encerramento Da 3ª Primavera Dos Museus

Nesta sexta-feira (23), na Rua Jorge Amado em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), o Grupo SambaDila encerrou com chave de ouro a 3ª Primavera Dos Museus com uma belíssima apresentação de umas 3hs de show.
SambaDila agitou a todos que ali estavam presentes, fazendo com que todo mundo caísse no sambinha, nem mesmo Maurício Corso presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (FUNDACI) e os produtores do evento não resistiram e juntamente com a população caíram nas graças do som das músicas contagiantes e alegres do repertório do SambaDila e sambaram por volta de 3hs. Foi animação do começo ao fim. Nesta mesma noite teve algumas apresentações do Bumba Meu Boi do Urucutuca.

Alguns Pontos Turísticos De Ilhéus

Bataclan: Tornou-se famoso por fazer parte do cenário no livro “Gabriela, cravo e canela” de Jorge Amado. Hoje ele é usado como um espaço cultural, com café e uma réplica do quarto de Maria Machadão.
Localização: Av. 2 de Julho.
Funcionamento: Segunda à Sábado das 10h às 23h.

Casa De Cultura Jorge Amado: Casa onde o escritor morou, e escreveu seu primeiro romance “O País do Carnaval”, funciona como museu da vida de Jorge Amado.
Localização: Rua Jorge Amado – Centro.
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h e no Sábado das 9h às 13h.

Casa Dos Artistas: Teatro, Cineclube e Galeria funcionam na casa. São realizadas exposições, teatro, música e outros eventos.
Localização: Rua Jorge Amado – Centro.
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h e no Sábado das 9h às 13h.

Teatro Municipal: Inaugurado em 1932, o cine-teatro foi o palco para grandes companhias líricas e artistas renomados. A reforma realizada 50 anos depois trouxe uma estrutura moderna para receber grandes apresentações, mas preservou sua história através da fachada original.
Localização: Rua Jorge Amado – Centro.

Bar Vesúvio: Seu nome é homenagem ao famoso vulcão localizado na Itália, o bar ficou famoso por fazer parte do universo ficcional criado por Jorge Amado.
Localização: Praça Dom Eduardo – Centro.
Funcionamento: Todos os dias das 10h às 00h.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A Casa De Arte Baiana Comemora 5ª Primavera Dos Museus

A Casa de Arte Baiana e o Espaço Goca Moreno elaboraram uma programação especial para comemorar a 5ª Primavera dos Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), que na Bahia acontece simultaneamente em dez municípios e reúne 34 instituições, parques históricos e casas de cultura.
Com o tema “Mulheres, Museus e Memórias”, o evento acontece de 19 a 25 de setembro em todo o território nacional. Em Ilhéus, a Casa de Arte Baiana iniciará as atividades comemorativas no dia 20, às 18 horas, com a abertura da exposição “25 anos de jornalismo de quem saiu para escrever e resolveu também fotografar”, do jornalista Maurício Maron.
A exposição, que tem, o patrocínio do Grupo Santa Helena e o apoio cultural da Liquigás, encerra um ciclo de apresentações – iniciado em abril – que percorreu municípios baianos e traz fotografias que registram parte da trajetória do jornalista após ter trabalhado em sete estados brasileiros e em Angola, na África, onde cobriu um período decisivo da guerra civil naquele país.
São 60 peças que revelam locais e comportamento humano. Após esta exposição, as peças serão doadas ao Rotary Club e comercializadas em um leilão que será realizado entre os membros da instituição. Os recursos arrecadados serão aplicados em projetos culturais do Rotary. Ainda no dia 20, será exibido o documentário “História de vida de uma mulher de Ilhéus”, de autoria de Tereza Sharf.
De acordo com Dida Moreno, coordenadora do espaço cultural, no dia 22, às 18 horas, a historiadora Eliane Sabóia fará palestra sobre a vida e obra da escritora Zélia Gattai. Eliane volta a palestrar no dia seguinte, 23, tendo como tema central a história de Nilse da Silveira e o museu do inconsciente. Para encerrar com chave de ouro o Encontro Dos Museus a Banda SambaDila fará mais uma apresentação do mais puro e contagiante samba de roda.
A Casa de Arte Baiana e o Espaço Goca Moreno ficam localizados à Rua Antônio Lavigne de Lemos, 76, no Centro Histórico de Ilhéus. O projeto cultural é resultado de uma proposta do artista plástico Goca Moreno, um dos mais importantes artistas contemporâneos da Bahia. Além expor e comercializar suas obras, Goca mantém em plena atividade um espaço destinado à exposição de obras de outros artistas. O espaço já é um dos mais visitados em Ilhéus e prima pelo bom gosto e pela sofisticação. 

Conferência Municipal De Cultura Acontece Neste Final De Semana Em Ilhéus

O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre de Sousa, assinou o Decreto 073, que convoca a II Conferência Municipal de Cultura, programada para acontecer nos dias 24 e 25, no Teatro Municipal (TMI). Na oportunidade, serão indicados os representantes municipais que estarão participando das conferências territorial e estadual.

Coordenada pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), a conferência visa propor, entre vários outros aspectos, estratégias para o fortalecimento do setor como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável. Além disso, o evento também objetiva estabelecer um processo de construção conjunta de formulação e de implementação de novas políticas, mediante a busca de convergências das proposições oriundas dos poderes públicos e da própria sociedade.

“Outra finalidade da conferência é apontar propostas de diretrizes para subsidiar a formulação do Plano Municipal de Cultura, através do debate coletivo e das indicações de propósitos a serem obtidos nos mais diferentes níveis de atuação do município”, diz o prefeito em exercício, Mário Alexandre.

O Decreto 073 salienta ainda que, durante o evento, deverão ser apresentados os principais resultados obtidos no setor a partir da I Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus, realizada em setembro de 2009. A II conferência, será presidida pelo prefeito em exercício Mário Alexandre, também visa estimular a formação e o funcionamento de fóruns e redes de artistas, agentes, gestores, estudiosos e pesquisadores, investidores e ativistas culturais. Outra finalidade importante, ainda de acordo com o Decreto 073, é propor estratégias para as implantações do Sistema Municipal de Cultura e do Sistema de Informações e Indicadores Culturais.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Roda De Samba

Neste sábado (17), às 14hs no Espaço Cultural da Casa Aberta no Outeiro, vai rolar mais uma Roda De Samba. ENTRADA LIVRE.

Carta Aberta À Sociedade Ilheense

O Conselho Municipal de Cultura vem informar a toda a sociedade ilheense, que está desde o mês de maio deste ano desenvolvendo inúmeras ações para que seja cumprida a Lei 3.454 de 14 de novembro de 2009, regulamentada pelo Decreto 090/2010, que criou o Fundo Municipal de Cultura, reservando no mínimo 5% (Cinco Por Cento) dos impostos municipais: ISSQN e IPTU para o financiamento de projetos em diversas áreas culturais. Com o Fundo, será dado o primeiro passo para tornar possível a realidade de uma economia da cultura em nossa cidade, gerando oportunidades para artistas locais, de diversas linguagens, e um maior número de atividades artístico-cultural para os ilheenses.
Após reunião da comissão do Conselho Municipal com o Prefeito Newton Lima e com os representantes da secretaria de Finanças, Planejamento, e da Fundação Cultural, realizada em junho passado, foi negociado um repasse no valor de R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais) até o final do exercício de 2011. Valor que, apesar de estar bem abaixo do previsto por lei, foi aceito como forma de iniciar o processo de editais e visando uma nova negociação para o exercício de 2012. Para nossa surpresa a Secretaria de Finanças Jorge Bahia não atendeu ao deliberado e reduziu a proposta do repasse em 75% (Setenta e Cinco Por Cento) do valor acordado, inviabilizando o processo de abertura dos editais, previsto para ser divulgado na Conferência Municipal de Cultura entre os dias 24 e 25 deste mês.
Apesar das inúmeras tentativas de nova negociação do percentual a ser repassada pela prefeitura, não foi concedida pauta à comissão do Conselho deliberada para este fim na agenda do prefeito e nem do secretário de Finanças. Sabe-se do imenso potencial de Ilhéus, mundialmente conhecida justamente pela sua cultura, portanto não podemos deixar de mencionar o descaso do Poder Público, mediante o ato da Secretaria de Finança, diante desse importante passo a ser dado. Os representantes do Conselho Municipal de Cultura sentem-se na obrigação de socializar esta questão de vital importância para o interesse público, que conta com o decisivo apoio dos artistas, gestores, produtores, instituições culturais e todas as pessoas da sociedade civil que entendem a cultura como um fator primordial para o desenvolvimento humano.
Dessa forma, exigimos por parte do Poder Público, a execução da lei, assim como o cumprimento do repasse inicialmente acordado entre o Conselho de Cultura e o Executivo Municipal.

Comissão de Mobilização e Acompanhamento da Execução da Lei do Fundo Municipal de Cultura

Projeto Da SETUR Da Bahia Visa Maior Acessibilidade Para O Centro Histórico


A Secretaria de Turismo da Bahia está realizando em 13 municípios de 12 zonas turísticas do Estado o projeto de Acessibilidade e Urbanística. A iniciativa tem como foco as cidades com significativo potencial turístico, como é o caso de Ilhéus. Uma das ações do projeto prevê a padronização dos acessos dos principais pontos turísticos desses locais. A comitiva, formada por arquitetos da pasta estadual e da empresa responsável pelas obras, está percorrendo as cidades escolhidas e na manhã da última quarta-feira (31) fez sua primeira visita técnica à Ilhéus.
Recebida pelo secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, a equipe percorreu todo o centro histórico da cidade, fazendo levantamento topográfico de toda a área que deverá ser contemplada com o projeto. Segundo explicou a representante da Secretaria de Turismo do Estado, a arquiteta Cleide Regina dos Reis o objetivo é que todas essas cidades se adéquem aos padrões de acessibilidade, “ficando aptos para sediar pontos de apoio para a próxima copa do mundo”.
O diretor de projetos da empresa que ficará responsável em executar as obras, Marcelo Pires, disse que além das adequações para possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência, também serão propostas ao governo municipal orientações e sugestões para a qualificação das pedras portuguesas presentes no centro de Ilhéus. “É importante que o município entenda a necessidade de rever alguns locais onde a colocação dessas pedras se deu de forma irregular”.
Os arquitetos Rafael Luis Souza e Lívia Baraúna também integram a equipe, que segue ainda esta semana para Porto Seguro. De acordo com Rafael Sousa, além de rampas o projeto também prevê a colocação de piso tátil, contemplando pessoa com deficiência visual. Na próxima segunda-feira (5) o secretário municipal Paulo Moreira participa de reunião na sede da Secretaria Estadual de Turismo para discutir o projeto de acessibilidade, que após levantamento de dados, seguirá para os municípios com objetivo de ser aprovado.

Projeto Incentiva Ensino Da Cultura Afro Nas Escolas Da Bahia

Sair da monotonia de uma aula expositiva na escola é a vontade de qualquer aluno, aliar a isso a oportunidade de poder conhecer melhor a cultura dos seus ancestrais em uma viagem é realmente um sonho. Pensando nisso, que o guia de turismo Rodney Sacramento criou o projeto “África nas escolas” que, de forma dinâmica e lúdica leva para esses alunos através de um passeio pela cidade uma viagem pela cultura africana passando por lugares que simbolizam e marcaram a força dessa cultura em nosso cotidiano.
O projeto inovador é baseado na lei 10639/11.465 que torna obrigatório o ensino da cultura afro brasileira no ensino fundamental e médio e visa ressaltar uma questão de fundamental importância para o fortalecimento de identidades éticas afro-brasileiras, destacando, dentre as principais temáticas o aspecto legal que gira em torno da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira.
O objetivo principal é divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem os alunos cidadãos quanto a pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade da cultura africana, como outras que contribuíram para a formação da identidade cultural brasileira, a lei visa fazer um resgate histórico para que as pessoas conheçam um pouco mais o Brasil e melhor a sua própria historia, trabalhando o conhecimento da historia e cultura da África a partir do processo de escravidão, bem como conceitos sócio, político e histórico.
O passeio que acontece em um ônibus com ambiente climatizado no piso inferior e andar superior panorâmico descoberto para a melhor visualização de todos os pontos e totalmente confortável e  seguro começa pelo Forte de Santo Antonio da Barra com uma visita ao museu náutico, de lá os alunos seguem para o Dique do Tororó, o passeio continua pelo bairro mais negro da cidade, a Liberdade, com direito a uma passadinha pelo Curuzu, o roteiro termina no Pelourinho visitando o museu afro, a igreja Rosário dos Negros e no Museu Solar Ferrão na praça das artes onde acontece uma encenação de um escravo sendo castigado pelo capitão do mato e uma deliciosa degustação de comidas originárias da África.
Ao longo do roteiro, existem pontos de embarque e desembarque dos alunos pra visitação do ambiente e durante o percurso acontece uma aula onde são explanadas a história e as memórias dos negros desde o trafico negreiro, cotidiano, trabalho, quilombos, a capoeira como símbolo de resistência e luta, religião, alimentação, musicalidade e a discriminação racial.
Para Rodney Sacramento a lei veio para desmitificar a inferioridade da raça africana e segundo ele, além do estudo da África e dos africanos seu projeto vai destaca ainda as lutas dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro nas áreas social, econômica e política, pertencentes, também à História do Brasil “A história da relação entre Brasil e África vai muito além do período colonial e do tráfico de escravos ao qual a população se acostumou a referir-se a negros. Ela sempre esteve vinculada nos meios acadêmicos e em bancos escolares de forma secundária. Trabalha-se a África como se fosse um continente marcado apenas por guerras, fomes, epidemias, miséria, sem nenhum contexto histórico-político-social e cultural, ficando reduzida apenas a estereótipos, e de uma forma diferente, fora do ambiente escolar, dentro de um ônibus ao ar livre e fazendo um passeio pela cidade, que eu pretendo mostrar a esses alunos através desse projeto o legado cultural dos negros, a riqueza que esse povo tão sofrido conseguiu construir e como a cultura africana influencia nossas vidas até hoje e em alguns bairros de nossa cidade isso ainda pode ser vivenciado e melhor entendido”, conclui o guia.
Os horários dos passeios no turno matutino são das 8 às 12h30min e, no vespertino, das 13 às 17h30min.

Teodorico Majestade Rompe Fronteiras E Chega Ao Interior De Alagoas

O espetáculo Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito fará apresentações em Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas. Após temporadas exitosas em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, o Teatro Popular de Ilhéus mergulha no Sertão Nordestino, em três apresentações nos dias 12,13 e 14 de setembro, sempre às 19h, no auditório das Rádios Delmiro.

Situada na microrregião alagoana do Sertão do São Francisco, Delmiro Gouveia tem quase 50 mil habitantes. O nome da cidade faz uma justa homenagem ao industrial nordestino, que no início do século XX, construiu uma fábrica de linhas, açudes e a primeira usina hidroelétrica do Brasil, em 1913. Por colocar em risco interesses de políticos tradicionais e de grandes empresas estrangeiras, Delmiro Gouveia foi assassinado a tiros, em 10 de outubro de 1917, aos 54 anos.

Segundo Romualdo Lisboa, diretor do TPI, a temporada em Alagoas será uma grande novidade. “Faremos uma apresentação especial para as autoridades de Delmiro Gouveia, incluindo os políticos”. Só para lembrar, Teodorico Majestade conta as mazelas de muitos “homens públicos”, através dos conchavos e falcatruas praticadas na Prefeitura de Ilha Bela, cidade fictícia, que pode estar em qualquer lugar do Brasil.

31 Cidades Baianas Realizam Conferências Municipais De Cultura

Fundamentar as ações do Estado a partir das demandas da sociedade. Esta é a finalidade maior da 4ª Conferência Estadual de Cultura, que este ano acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista, e tem como tema principal Planejar é Preciso: Consolidação dos Planos de Cultura. Mas até lá há um longo caminho a ser percorrido, inicialmente com a realização das conferências municipais e depois com as conferências territoriais e setoriais.

Para esta semana, estão agendadas 31 conferências municipais que vão movimentar 15 regiões do estado: Litoral Norte/ Agreste Baiano, Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Grande, Baixo Sul, Extremo Sul, Irecê, Médio Rio de Contas, Região Metropolitana de Salvador, Piemonte do Paraguaçu, Piemonte Norte do Itapicuru, Recôncavo, Sertão do São Francisco, Sertão Produtivo, Velho Chico e Vitória da Conquista. As regiões estão identificadas de acordo com os 26 territórios identificados pelo Governo do Estado.

Segundo Raquel Galvão, representante cultural do Território do Extremo Sul, todos os envolvidos na realização das conferências estão se empenhando em prol de bons resultados. “O grande mérito é trazer a cultura para a pauta. As pessoas estão se envolvendo por compreender que cultura não é somente responsabilidade do governo. A população está envolvida em todo o processo”.

Assim como no Extremo Sul, o Território do Recôncavo conta com o apoio da população para a realização das conferências municipais de cultura. Esta semana, Maragojipe realiza sua conferência, que será aberta ao público, com expectativa de participação de 300 pessoas. Entre os convidados, ONGs de artistas, que, segundo Edvaldo Santana, dirigente de cultura local, estão se empenhando para apoiar a conferência.

Divulgada A Lista De Selecionados Para Os Salões Regionais De Artes Visuais

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), divulgou a lista de selecionados e suplentes do edital Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2011, que objetiva a promoção das Artes Visuais na Bahia, possibilitando o surgimento de novos talentos, o reconhecimento de artistas experientes e a pesquisa de novas estéticas em todo o território estadual.


Dentre as propostas de 226 inscritos (159 da Região Metropolitana de Salvador, 66 de outros Territórios de Identidade da Bahia e um de fora do estado), 75 obras vão compor as três edições dos Salões deste ano, que acontecem em Valença (14 de outubro a 27 de novembro), Porto Seguro (28 de outubro a 11 de dezembro) e Alagoinhas (2 a 29 de dezembro). O resultado da seleção pode ser consultado no site da Funceb:www.funceb.ba.gov.br.

Cada um dos Salões deste ano apresentará 25 trabalhos. Dos selecionados para o Salão Regional de Artes Visuais de Valença, 11 são oriundos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 14 de outros Territórios de Identidade. Do Salão de Porto Seguro, 19 são da RMS e seis de outras cidades. Já o Salão de Alagoinhas reúne 15 artistas da RMS e 10 de outros Territórios. Há também listas de suplentes, no mesmo número de selecionados, para as três edições.

As obras são de livre temática, pertencentes às modalidades de arte e tecnologia, assemblage, cerâmica, colagem, desenho, design gráfico, escultura, fotografia, grafitti, gravura, instalação, objeto, performance, pintura, tapeçaria e videoarte.

Na abertura de cada mostra, uma comissão de premiação específica anunciará os premiados: R$ 10 mil para o primeiro lugar e R$ 7 mil para o segundo. Para completar, uma novidade desta edição 2011: em cada Salão Regional, será eleito um artista para receber apoio financeiro de R$ 4 mil para, à escolha do mesmo, realizar uma exposição individual ou uma viagem de intercâmbio, estudos ou residência artística. Serão investidos, portanto, um total de R$ 63 mil em premiações. Além disso, cada expositor receberá um auxílio para o custeio da sua participação no valor de R$ 800.

Os artistas premiados ainda terão suas obras nas páginas do Catálogo dos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia, publicação bianual de registro e divulgação. As duas edições já lançadas do Catálogo (2007/2008 e 2009/2010), além de suas versões impressas, estão disponíveis para download no site da Funceb.

Sobre os Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia: Criado em 1992, o projeto dos Salões consolidou-se como um dos principais objetos de incentivo à difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior. A iniciativa visa a apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar o trabalho dos artistas, além de estimular a reflexão sobre temas atuais da área.

A cada edição, são produzidas três exposições diferentes, abertas para visitação pública, em centros culturais de cidades baianas, além das mostras das obras premiadas em Salvador. Nos últimos quatro anos, através do edital Salões Regionais de Artes Visuais, a Fundação Cultural realizou doze exposições, premiando cerca de 70 artistas de diversos Territórios de Identidade baianos.

Primeira Rádio Online De Ilhéus

Ariel Figueroa lança a primeira Rádio Online de Ilhéus, a “RÁDIO ILHÉUS”. Atualmente conta com dois programas ao vivo: o Coluna de Turismo das 11:30h às 12:30h e o Ilhéus Notícias das 18h às 19h. Sempre de segunda a sexta-feira Ariel Figueroa comanda esses programas, onde você ficará por dentro das novidades mais importantes que acontecem em Ilhéus, região e todo o mundo.
Todas as sextas-feiras das 18h às 19h no Programa Ilhéus Notícias acontece o encontro dos blogueiros.
Esta rádio online, apesar de ser nova já tem diversos ouvintes não só de Ilhéus e região, mas sim de todo o Brasil e de outros países como: Argentina, Uruguay, Angola, Portugal, entre outros.
A Rádio Ilhéus conta com um estilo “diferenciado” nas escolhas musicais, pois, nele toca: blues, jazz, bossa nova, MPB, clássica, diferentemente das outras rádios que só toca: arrocha, pagode meloso, axé, etc.
A Rádio Ilhéus fica Online 24h por dia, só é você acessar este link:

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jane Hilda Lança Exposição Em Ilhéus

A artista plástica Jane Hilda lança a exposição Jardim das Flores, no dia 16 de setembro, às 18h30min, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus.
São 40 telas, que levam o público por caminhos distintos e individuais, subjetivos e específicos. Usando a simbologia, Jane Hilda pinta a natureza com a beleza que seu coração enxerga. A espiritualidade é marcante.  O encanto se manifesta sob os traços de Jane Hilda, carioca de nascimento, mas filha de tradicionais famílias de Ilhéus. 
A exposição fica aberta até o dia 29 de setembro.

Continua A Reforma Da Quadra Cultural Do Dilazenze

O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze mantém um trabalho constante de reforma na quadra cultural do Grupo, contando com apoio de percussionistas da Banda Percussiva Dilazenze e amigos.

Bar e Espaço de Ensaio



Escritório e Banheiros

Palco




quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Interesse pelos cultos Afro-brasileiros

O interesse pelos cultos afro-brasileiros, notadamente os da Bahia, ainda há pouco confinado aos círculos dos fiéis e praticantes ou a certo número de cientistas sociais e artistas estende-se agora a um grande público. Aos romancistas e artistas se deve, provavelmente, mais que a antropólogos e sociólogos, esta popularidade. Mas é a figura mal definida do turista, com a sua viva curiosidade por costumes “diferentes”, que mantém crescente e difunde pelo país afora essa nova atenção pelo candomblé, seus ritos e suas divindades.
A verdade é que todo turista que chega à Bahia e não pode “ver um candomblé”, sente-se frustado. Essa curiosidade é, aliás, sadia, pois está valorizando um elemento significativo da cultura afro-brasileira, ainda mesmo quando confunda, como é frequente, com simples “folclore”, manifestações religiosas tão legítimas quanto quaisquer outras. Afinal, é esta curiosidade que vem erguendo um culto, antes aviltado e até perseguido, ao respeito e tolerância da comunidade, afirmando a sua legitimidade como elemento diferencial de uma das subculturas que integram a cultura total da sociedade brasileira.
O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze, está passando por um processo de reforma da sua quadra cultural. Para que em parceria com a empresa Coluna de Turismo do nosso amigo e parceiro Ariel Figueroa, possamos lançar um projeto neste verão que se aproxima, para atender a demanda de turistas que vem dos navios para visitar Ilhéus, e com isso, trazermos esses turistas para a nossa quadra cultural, para proporciona-lhes apresentações da Banda Percussiva Dilazenze, do SambaDila, do Corpo de Balé Afro Dilazenze, do Projeto Social Batukerê, amostra de vídeos e visitação ao Memorial do Terreiro de Matamba Tombenci Neto. Para que com isso, esses turistas levem consigo um pouco da cultura afro-brasileira, para não mais ficarem frustados em vir para Bahia e “não ver um candomblé”.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Funceb Itinerante Chega em Ilhéus

Integrantes do movimento cultural do Sul, Baixo-Sul e Extremo-Sul da Bahia se reúnem neste sábado (03), no IME de Ilhéus, na Avenida Canavieiras, centro, com os diretores da Fundação Cultural do Estado (Funceb) para concretizarem as ações do projeto Funceb Itinerante.
O principal objetivo do encontro é promover discussões setoriais sobre as políticas públicas para as artes: (Teatro, Música, Dança, Audiovisual, Circo, Cultura Digital, Literatura), num diálogo entre poder público e sociedade civil.
O encontro é aberto a todos e acontece das 8h às 18h. O tema central será o Sistema Estadual de Cultura e o Plano Baiano de Cultura para os próximos anos. Compareça e participe juntamente com o Grupo Dilazenze.

Manifestação A Favor Da Pista De Skate

Nesta Quarta-Feira (07) dia da Indepêndencia, os skatistas organizarão uma manifestação pacífica às 08h até às 11h, em prol da reforma da pista de skate da Av. Soares Lopes, no fundo do Bob's. Contamos com seu apoio para esta manifestação pacífica. Compareçam!