segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Informativo do Terreiro de Matamba Tombenci Neto

O Terreiro de Matamba Tombenci Neto recebe hoje (18) na praça Dona Roxa (Bandanelunga) alunos do curso de história da UESC para uma atividade cultural de encerramento do "Seminário de História" realizado pela Universividade Estadual de Santa Cruz (UESC).
O evento no Terreiro Matamba acontecerá a partir das 18h com exibição do documentário "Pro Filho que Precisar" que fala sobre a história do Terreiro em seguida teremos uma apresentação da Orquestra Afro Gongombira. 
A atividade será gratuita para toda a comunidade. Participem!
www.matambatombencineto.blogspot.com

sábado, 15 de outubro de 2011

IV Conferência Territorial de Cultura

Caruru dos Poetas

Foi realizado ontem (14) no Terreiro de Matamba Tombenci Neto o Caruru dos Poetas. Foi feito o caruru para Cosme e Damião, onde foi feita a mesa das crianças que comiam o caruru ao som do batuque dos percussionistas do Dilazenze e do Terreiro de Matamba Tombenci Neto, logo em seguida teve o recital de poemas dos poetas que ali estavam presentes, inaugurando o 1º Caruru dos Poetas. Em seguida, teve o aniversário do poeta e historiador André Rosa, ao som do SambaDila.
As fotos do eventos foram postadas na conta do Flickr do Dilazenze: http://www.flickr.com/photos/dilazenzemalungo/sets/

Festa Das Crianças Do Dilazenze Foi Sucesso!

Criança feliz foi o que mais teve no evento Festa Das Crianças no Dilazenze feito pela Organização Gongombira, Terreiro de Matamba Tombenci Neto e Grupo Afro Dilazenze. O evento teve início às 14h e foi até às 22h. Durante o dia teve brincadeiras, premiações e muita diversão, já pela noite teve amostra de filmes infantis,  muitos doces, apresentações dos grupos de dança: Grupo Conexão, Titas Girls, Street Love e Ky Dance.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

II Mostra Musa É Vitrine Do Audiovisual No Sul Da Bahia

A II Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual(MUSA) acontece de 25 a 27 de outubro, na Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC e traz em sua programação exibições de curtas e longas-metragens, sessões infantis, oficinas, exposições, discussões sobre economia do audiovisual e shows. O evento é pioneiro na categoria de audiovisual universitário no sul da Bahia.
Para ampliar as oportunidades de exibição das produções universitárias, a partir deste ano a Musa passa a receber curtas-metragens de todo o Brasil para a Mostra Competitiva. As inscrições para esta categoria vão até o dia 07 de outubro. Para concorrer, é necessário que os curtas sejam enviados em DVD ou pen drive e ter duração máxima de 20 minutos.
A seleção dos vídeos da II MUSA será realizada pela curadoria do evento, composta por integrantes de reconhecida atuação no segmento artístico e obedecendo aos critérios de originalidade, criatividade e qualidade técnica. Os vencedores serão eleitos pelo júri popular, e os que ganharem em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão o troféu MUSA, confeccionado pelo reconhecido artesão Souza especialmente para a premiação, além de levarem para casa também livros da editora Editus. Todos os concorrentes que tiverem seus vídeos selecionados para exibição na MUSA receberão certificado de participação.
Para fazer parte da programação, a Musa também recebe inscrições para trabalhos acadêmicos sobre audiovisual; para a Mostra Pixelando (de produções independentes); e para as oficinas. As aulas de Direção de Fotografia serão ministradas por com Antônio Luis Mendes e as de Sonoplastia, por Napoleão Cunha, ambos profissionais experientes que atuam com destaque na área de cinema e vídeo.
Para o evento, estão confirmadas as exibições dos longas “Trampolim do Forte”, de João Rodrigo Mattos e “Iluminados”, de Cristina Leal, inéditos na região; uma discussão sobre a Economia do Audiovisual; a realização de sessões infantis; e a realização de oficina de vídeo para alunos da rede pública do bairro Salobrinho. Além disso, a Musa vai oferecer a “Exposição Roque Araújo - O Cinema na Televisão”; a exposição fotográfica “Em Cantos da Bahia”, de Felippe Thomaz; e a exposição “Afrofilisminogravura”, do artista plástico Ayam U’Brais.
O evento será encerrado com o show do cantor baiano Zéu Britto e das bandas Manzuá, OQuadro e DJ Danley, , no dia 27 de outubro, na Concha Acústica de Ilhéus.
O evento vai atrair universitários, pesquisadores, professores, amadores, realizadores e o público interessado em audiovisual experimental de todo o Brasil. A realização é da NúProArt e da Panorâmica Produções. Mais informações sobre a programação e de como se inscrever estão em: www.mostramusa.com

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

sábado, 1 de outubro de 2011

A importância do setor Turismo-Cultural

A cultura é um subsídio do turismo, é a partir da cultura que você resgata vários elementos que vão implementar o turismo. A base do turismo-cultural é a aliança dessas duas áreas com a participação expressiva da comunidade. Para ter cultura tem que conhecer, e para conhecer tem que ter turismo.
- Formatação do produto turismo-cultural:
# Inventário e registro dos recursos patrimoniais, históricos e culturais, temas para interpretação e mercados-alvo;
# Avaliação técnica dos atrativos para a estruturação de um produto competitivo;
# Preservação e atualização das instalações, manutenção e avaliação, capacitação de equipe na recepção de turistas;
# Elaboração de um calendário das festas populares e eventos culturais para gerar atratividade da região;
# Parceria com organismos oficiais de cultura;
# Compatibilização de linguagens, objetivos, modos de operação e de concepção.

Encerrada com êxito a II Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus

A II Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus aconteceu nos dias 24, 25, 28 e 29 de setembro. Nesta conferência foram elegidos os delegados titulares e suplentes municipais para participarem da etapa territorial da IV Conferência Estadual de Cultura que vai ser realizada no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) nos dias 16 e 17 de outubro. Foram elegidos seis delegados que representarão a sociedade civil e três representantes do Poder Público para defender as propostas ilheenses na conferência estadual.
Expressões Artísticas; Patrimônio e Memória; Pensamento e Leitura; Transversalidade da Cultura; Gestão da Cultura e a Sustentabilidade das Redes Produtivas e Serviços Criativos foram os eixos temáticos que planejaram, desenvolveram e encaminharam as propostas de abrangência municipal e territorial para o Conselho de Cultura de Ilhéus.
Conforme disposto no regulamento da IV Conferência Estadual de Cultura da Bahia, a plenária da II Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus deixará que o Conselho de Cultura de Ilhéus dê continuidade à elaboração do Plano Municipal de Cultura do município, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (FUNDACI) Maurício Corso responsabilizar-se-á pela coordenação e o acompanhamento do processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura do município.