quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Evento em Comemoração do Novembro Negro


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Projeto Afro Cultural:


PROJETO AFRO-CULTURAL

Tradição, Memória e Identidade

Contemplado no edital: culturas populares nº 24/2012

De Fomento a Cultura-Fundo de Cultura da Bahia

 

 
O Projeto Afro Cultural: Pretende Promover o desfile de 01 (um) cortejo afro com blocos afro, terreiros de candomblé, grupos de capoeira e afoxés. O desfile do cortejo afro percorrerá a principal avenida da cidade, a Av. Soares Lopes, em Ilhéus embalados pelo som das baterias dos blocos afro e acompanhados por 01 (um) mini-trio elétrico, culminando em um grande encontro ao final, na Praça da Catedral da cidade, durante a semana da consciência negra no dia 20 de Novembro de 2013.

O cortejo afro contará com a participação de 13 grupos sendo, Uma levada de capoeira, um afoxé, um grupo de maculelê (os pauzinhos), e 10 (dez) blocos afro. A ação terá como propósito traçar o percurso histórico da trajetória de luta do Movimento Negro de Ilhéus, com uma temática que irá abordar a importância da resistência cultural como forma de manter viva a identidade étnica e suas tradições.

O projeto prevê também nos dias 18 e 19/11/2013 a realização do 3º Encontro de Dirigentes de Grupos Afro de Ilhéus e do litoral sul da Bahia, um encontro cultural na estrutura de mesa-redonda com professores, estudantes, gestores e dirigentes de blocos afro do Litoral Sul.

O encontro será realizado no espaço cultural do Grupo Dilazenze, no bairro da Conquista em Ilhéus. O projeto proposto por José Joaques, presidente do bloco Danados do Reggae e coordenado pelo musico percussionista Gilsonei Rodrigues (Mestre Ney) tem como objetivo: fortalecer as manifestações afro culturais no município, através do exercício da pratica do intercâmbio entre gestores e dirigentes de grupos afro de Ilhéus e do litoral sul.

O Projeto Afro Cultural Envolverá todos os participantes do CEACI (Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus), representantes de diversas comunidades (bairros) do nosso município, dirigentes e gestores culturais que encontram nas manifestações afro uma identidade étnica-cultural, utilizada como filosofia de vida a fim de manter viva suas tradições difundindo a cultura afro, em suas diversas manifestações; Mostrando a contribuição das culturas de matriz africana para a formação da identidade cultural em nosso território.